28 de fevereiro de 2011

Morre árbitro que apitou o primeiro título do Brasil em Copas do Mundo

O árbitro francês Maurice Guigue, que comandou a final da Copa do Mundo de 1958, morreu no último domingo em Marselha. De acordo com a Federação Francesa de Futebol (FFF), o ex-juiz tinha 98 anos. A decisão entre Brasil e Suécia foi o principal jogo de sua carreira. Com Pelé, a Seleção venceu por 5 a 2 e garantiu o seu primeiro título mundial.



Nascido em Arles no dia 4 de agosto de 1912, Guigue foi o árbitro de duas finais da Copa da França (1955 e 1956). Ele foi o segundo juiz de seu país a apitar uma decisão de Mundial, após Georges Capdeville trabalhar na decisão da Copa-1938. Guigue morava em Marselha, em uma casa com atendimento médico permanente, por seu estado de saúde e sua avançada idade.

24 de fevereiro de 2011

Ingressos de tecido para a partida de Junior Barranquilla- COL e Grêmio na Libertadores

Ao invés de papéis ou de cartões magnéticos, os ingressos para a partida entre Junior Barranquilla-COL e Grêmio são de tecido.
E as informações, impressas nos bilhetes convencionais, estão bordadas em linhas azuis, vermelhas e brancas - as cores do time da casa.

A análise diplomática do ingresso, análise de sua autenticidade diplomática principalmente, parte de um suporte não convencional e bem interessante. O tipo de tecido, da linha usada pra bordar a impressão, cores.. são elementos a serem analisados na verificação de autenticidade do ingresso.


Será que os cambistas sabem bordar? ;)







http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2011/02/ingressos-de-tecido-chamam-atencao-de-gremistas-em-barranquilla.html

4 de fevereiro de 2011

Nota aos Leitores/'Blogeiros'

A partir do dia 09/01/2011 (Quarta-Feira) o Blog Futebol na Gaveta não fará mais parte da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental da Universidade de Brasília - UnB, como um Blog de alunos regulares e matriculados na disciplina. Mas continuaremos postando matérias sobre Futebol e Arquivologia e seguiremos ligados ao blog da Disciplina...
Nos do Futebol na Gaveta queriamos agradecer pelo apoio recebido por todos (família, professor, amigos de classe, aos tutores/monitores e principalmente aos leitores do blog) na realização dos trabalhos acadêmicos da disciplina...



Obrigado GALERA e continuem acessando: Futebol na Gaveta...

Toda Forma de Amor....

Post Pessoal Escrito por Victor Hugo...
Gente no início do semestre falei com o Kaian e com o Nicolaus que faríamos um trabalho sobre futebol e não sobre os nossos times, devido a alguns acontecimentos futibolísticos um dos integrantes (Kaian) postou um vídeo acerca do amor pelo seu time!!!
Eu aceitei tranquilamente isso, pois também sou um grande apaixonado pelo meu time de coração...
Então me senti no direito de postar a música mais linda que já escutei do meu FLAMENGO:


Obrigado e fui...

3 de fevereiro de 2011

Pensamento lateral

A pedidos da monitoria, o que tenho a falar sobre o Corinthians:


Letra: Kaian Bernardes - Brasília/DF
Música: Rafael Laghi - Vila Velha/ES

Isso é Corinthians!

2 de fevereiro de 2011

Manchetes e suas veracidades

Uma notícia publicada no jornal peruano "El Pueblo", nesta quarta-feira, trouxe a informação que o atacante Neymar( que está arrebentando no campeonato) estaria suspenso e não poderia enfrentar a Colômbia no Sul-americano sub-20, na quinta-feira (madrugada de sexta-feira no Brasil). Porém, Hildo Nejar, diretor da comissão de técnica da Conmebol desmentiu a informação e garantiu que o craque tem condições de jogo.

A veracidade da matéria caiu. A confusão se deu porque o regulamento inicial do Sul-Americano sub-20 dizia que os cartões não seriam zerados de uma fase para a outra. Entretanto, um congresso técnico mudou essa determinação e passou a não considerar os cartões da fase inicial, como acontece na Copa do Mundo. Nejar foi até o hotel da Seleção Brasileira de posse de um documento mostrando que Neymar está liberado para entrar em campo.




O jornal peruano, inclusive, publicou uma declaração que teria sido dada pelo técnico Ney Franco já projetando os possíveis substitutos. A última coletiva do treinador brasileiro ocorreu após a goleada por 5 a 1 sobre o Chile, na madrugada da última terça-feira, no Hotel Libertador, sem a presença da imprensa estrangeira. Mais um show de veracidade da matéria.
Desde a divulgação da informação, a CBF se mostrou tranquila quanto ao aproveitamento do artilheiro, que tem sete gols no torneio.
No hexagonal final, Neymar está pendurado com um cartão amarelo. A partir de agora, o atleta não poderia mais ser advertido pela arbitragem para evitar a suspensão.

Fonte:  http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/02/jornal-peruano-diz-que-neymar-esta-suspenso-mas-conmebol-desmente.html