29 de outubro de 2010

Desafio Diplomático do Mensalinho

O empresário Sebastião Buani pagou propina ao então Presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti para continuar com a concessão do restaurante Fiorella, na Câmara. O documento do desafio foi peça-chave nas investigações. Vejamos por que na análise de autenticidade e veracidade:

O documento é autêntico pois foi criado por uma entidade e assinado por pessoa competentes para isso, além de todos os elementos que validam o documento demonstrando quem é seu autor e que este assume e concorda com o conteúdo e informações que ali se encontram, concretizando a autenticidade e a (deveria concretizar também)veracidade deste instrumento de prova. O documento foi submetido a análise de especialista e sua autenticidade foi confirmada.
E o documento não é verídico, foi feito apenas para que Severino enrolasse Buani, além de ser ilegal. Severino não tinha autoridade pra prorrogar o contrato por vontade própria e por tanto tempo, já que o mandato dos membros da mesa dura apenas dois anos e esse é o prazo máximo para a prorrogação das concessões sem licitação.

Agora a análise do vídeo, levando em conta que é um documento ( ou parte dele) da TV Câmara:
1. Especificação do documento;
Qual o contexto de criação do documento? Foi criado para registrar, por meio de gravações audiovisuais, as sessões ordinárias da Câmara
Qual o nome/título que o documento recebeu do seu criador? Gravação de sessão ordinária da Câmara
Qual é a espécie? gravação
Qual é a data tópica? Brasília, Distrito Federal,Brasil
E a data cronológica? 30 de Agosto de 2005

2. Características externas; (Revestimento físico da forma documental)
Gênero? Audiovisual e textual
Suporte? Fita de vídeo/DVD/Outro suporte que permita o armazenamento e posterior recuperação e reprodução do vídeo
Formato? Fita de vídeo/DVD/outro formato
 Meio: gravação/digital/ outros
Forma? Original.
Signos especiais? Logomarca da TV Câmara.(selo) e, se tiver, créditos(sinais especiais)
Linguagem:Jornalística

3. Características internas; (Se referem à articulação intelectual da forma documental)
Entidade produtora? TV Câmara
Entidade receptora? Cidadãos
Legislação? Resolução da Câmara dos Deputados nº 21, de 1997(Ementa: Cria a TV Câmara dos Deputados e dá outras providências)
Função? registro das sessões ordinárias da Câmara 
Descrição? Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados 
Trâmite? As imagens e sons da sessão são capturados, enviados para edição, transmitidos, gravados e arquivados
Qual é a sua destinação final? Arquivo Permanente





Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u72162.shtml
http://www.al.ma.gov.br/paginas/noticias.php?codigo1=5595
http://pt.wikinews.org/wiki/Presidente_da_C%C3%A2mara_dos_deputados_do_Brasil_envolvido_com_cobran%C3%A7a_de_%22mensalinho%22
http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/

Um gigantesco passo para trás...

Um dos grandes passos pra trás do time de maior torcida do mundo foi a renuncia do cargo de gerente de futebol do maior ídolo da nação rubro negra (como é conhecida a torcida do Flamengo) Zico, que renunciou através de uma carta aberta ao Flamengo que sera mostrada pelo blog no fim da postagem..

Zico iria mudar o gerenciamento financeiro do Clube de Regatas Flamengo – CRF dando autonomia ao futebol, que hoje gera aproximadamente 80% da arrecadação financeira do clube. Essa autonomia já estava esquematizada com um excelente projeto que será mostrado através da do Sócio Emérito do CRF José Maria Sobrinho com destino ao CRF.

Autonomia Futebol Flamengo - http://globoesporte.globo.com/platb/arthurmuhlenberg/autonomia-do-futebol-clube-de-regatas-do-flamengo/

Carta Aberta ao Flamengo

No dia em que aceitei o convite para ser diretor-executivo de futebol do Flamengo fiz questão de me manifestar através do meu site oficial, que sempre foi minha voz, meu canal de comunicação com as pessoas que me acompanham. E não poderia ser diferente agora que venho comunicar minha saída do clube.
Considero nesse momento que não é possível fazer no Flamengo aquilo que eu gostaria. Percebo que a minha presença não tem sido favorável e, desde a minha chegada, vem causando o descontentamento de muitas pessoas. Não há condições para eu continuar.
Estou sendo atacado injustamente, principalmente através de meus filhos, que em nenhum momento se envolveram em nada que estivesse em desacordo com os conceitos éticos e morais que aprendi com meu pai. Minha vida sempre foi calcada no trabalho, no respeito e no embate franco diante dos desafios. Não posso permitir que esse duelo covarde continue a acontecer usando a minha família, que vem se desgastando nas últimas semanas.
Queria agradecer a Patrícia pela oportunidade de tentar fazer mudanças que considero importantes para o Flamengo, não apenas no futebol profissional. Meus planos seguiam pelas divisões de base, de onde eu vim, e vislumbravam a construção de um Centro de Treinamento – que sempre foi um sonho desde os tempos em que eu ainda jogava no clube. Espero que estas sementes não sejam desperdiçadas.
Tomar uma decisão como essas não é fácil. Mas espero que todos entendam que não posso carregar comigo a desconfiança de um dos setores mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não há condições de debater com essas pessoas que estão a serviço de sabe-se lá quem ou o que, dispostas a jogar sujo e minar o próprio clube.
Quando aceitei o desafio de assumir o futebol do Flamengo, sabia das dificuldades e meu discurso era no sentido de uma atuação de consenso, unindo forças dentro do Flamengo. O objetivo era angariar o apoio de quem quisesse o bem do clube.
Não travo batalhas de poder e dinheiro, jamais fiz em nenhum lugar por onde passei. Minha arma na guerra sempre foi o trabalho, a transparência e a lisura com as quais segui conduzindo cada negociação que fiz ao longo desse período como dirigente. Minha vida sempre foi aberta a quem quisesse pesquisar e, se não consegui levar o CFZ do Rio à Primeira Divisão do Rio, muita gente sabe que foi também por não me curvar aos desmandos de quem comandava o futebol carioca.
Se eu cometi erros como diretor- e sou humano para isso – saibam que agi sempre no intuito de acertar e observando o que julgava melhor para o Flamengo. Em nenhum momento desonrei quem acredita em mim.
Gostaria de agradecer ainda a cada funcionário do clube que me apoiou nesse período. Infelizmente não vai ser possível cumprimentar um a um, mas espero que todos se sintam abraçados por mim. E dizer aos jogadores, a quem eu também agradeço pelo apoio constante, que eu confio na capacidade deles de superar essa situação.
Dediquei quase toda a minha carreira como jogador profissional ao Flamengo, centenário, histórico, de muitos ídolos e que me ajudou a ser quem eu sou hoje. Esse clube, onde me formei e me tornei um ídolo, precisa voltar a ser grande. O caminho da grandeza foi perdido não agora. Lamentavelmente é fruto de anos e anos de um sistema histórico incompatível com as coisas que eu acredito.
Para mim, esta quinta-feira foi um dia especial porque nasceu meu neto Antonio, mas ao mesmo tempo morreu no meu coração esse Flamengo de hoje que está representado por essas pessoas, algumas delas que sequer conheço e atuam dentro do clube como se fossem os donos.
Ao torcedor fica meu lamento e o maior agradecimento de todos. O que ouvi ao longo do tempo foi sempre apoio, incentivo, mensagens de força. Mas realmente, nesse momento sinto que a minha presença está prejudicando o clube. É preciso união e muita gente está mais preocupada em me tirar do cargo do que com o Flamengo. Portanto eu saio.
Para encerrar, quem me conhece sabe que as acusações levianas envolvendo a minha família e o CFZ não vão ficar no esquecimento. Faço questão de ir atrás judicialmente de tudo o que foi dito dentro e fora do clube.
Até a próxima!



28 de outubro de 2010

Democracia Corinthiana

Aproveitando o post sobre Pelé e a ditadura dos amigos do Olha o passarrinhooo! http://olhaopassarinhooo.blogspot.com/2010/10/foto-da-semana-pele-ovelha-branca.html
e por ter um corinthiano roxo no grupo ( Kaian, este que está postando agora) logo vem a cabeça o inigualável movimento da Ditadura Corinthiana.

A Democracia

A Democracia Corinthiana foi um movimento surgido na década de 1980 no time brasileiro de futebol Corinthians, liderado por um grupo de futebolistas politizados: Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon. Constituiu o maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro.

Foi um período da história do clube onde as decisões importantes, tais como contratações, regras da concentração, entre outros, eram decididas pelo voto, sendo assim uma forma de autogestão.

História

Em 1981 o Corinthians vinha de uma péssima campanha no campeonato brasileiro, assim como campeonato paulista. Em abril de 1982 porém acaba a presidência de Vicente Matheus e Waldemar Pires é eleito para assumir o Corinthians. Pires escolheu como diretor de futebol do clube um sociólogo, Adílson Monteiro Alves que primava por ouvir os jogadores. Somando isso a jogadores politizados, como Sócrates e Wladimir, começou uma revolução dentro do Corinthians.

A partir daí foi instituído um sistema de autogestão, onde jogadores, comissão técnica e diretoria decidiam tudo no voto. As pautas eram as mais variadas: contratações, demissões, escalação, local da concentração, entre outras. Um aspecto importante era que todos os votos tinham peso igual, dos jogadores ao presidente.

O Corinthians foi o primeiro clube a utilizar a camisa com dizeres publicitários. Por iniciativa do publicitário Washington Olivetto (criador do termo 'Democracia Corintiana') o time estampava em suas camisas frases de cunho político, como "diretas-já", "eu quero votar para presidente". Isso no período da ditadura militar, quando os movimentos sociais começavam a se rearticular para a instituição de uma democracia. O que causou desconforto entre os militares, que através do brigadeiro Jerônimo Bastos, pediram moderação ao clube.


O resultado desse sistema revolucionário foi próspero. O time chegou de cara nas semifinais do campeonato brasileiro daquele ano, e conquistou o campeonato paulista em 1982 e em 1983. Além disso, durante o período de autogestão, o Corinthians quitou todas as suas dívidas, e ainda deixou para o próximo período uma reserva no caixa de US$3.000.000.

A partir de 1984 começa a articulação para criar o Clube dos 13, onde a figura do presidente e sua cadeira no clube eram essenciais para o ingresso. Aliado a isso, o time amargou resultados ruins nas temporadas de 1984/85, e principalmente vendo clubes com gestão clássica se destacando no cenário nacional. Logo depois, se consolidaria ainda o futebol moderno vindo da Europa e trazendo meios privados e gerenciais de gestão de clubes. Houve articulação para voltar ao movimento no final dos anos 80, mas agora sem força, face a "nova ordem do futebol mundial" que despontava com a FIFA, UEFA e a Copa do Mundo de 1990.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_Corintiana ( com algumas correções)

Olhar também: http://www.democraciacorinthiana.com.br/

26 de outubro de 2010

Morre o maior "pitaqueiro" da copa do mundo de 2010 na África do Sul...


           Galera é com muita tristeza que venho comunicar que o querido "polvo profeta" Paul veio a falecer na noite de segunda-feira, no Oceanário Sea Life, na cidade alemã de Oberhausen. O molusco, que nasceu em 2008, teve morte natural e será cremado.
 Polvo Paul acertando o campeão mundial Espanha (Foto: Reuters)
Paul é da espécie Octopus Vulgaris, encontrada no Mar Mediterrâneo e numa faixa do Oceano Atlântico que vai do Atlântico Norte à costa oeste da África. O molusco ficou famoso por ter acertado o resultado de oito partidas da copa do mundo de 2010 realizada na África do Sul.
De acordo com Stefan Porwoll, diretor geral do oceanário, Paul deverá ser homenageado com um monumento no Sea Life, que virou atração turística em Oberhausen por causa da fama do "polvo profeta".
Com o termino da Copa, o polvo recebeu várias propostas para adivinhar mais alguns resultados (o Sea Life chegou a cobrar R$ 34 mil para o molusco adivinhar o campeão da Fórmula 1) e teve seu nome registrado como marca na Europa. Paul também virou bichinho de pelúcia e por ter fotos gravadas em camisas, canecas e sabonetes. Em agosto, o molusco foi nomeado embaixador da candidatura da Inglaterra para sede da Copa de 2018. Um mês depois, Paul recebeu uma certidão de nascimento italiana, pois o animal nasceu na Ilha de Elba, na cidade de Marina di Campo.
            Ironicamente, logo após o Mundial vencido pela Espanha uma produtora chinesa anunciou o início das gravações do filme "O Assassino de Paul, o Polvo", com cenas na África do Sul e Pequim.
                                 Entrada do Oceanário Sea Life. (Foto: Rafael Maranhão)   

FONTE: Site Globo Esporte - http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2010/10/polvo-paul-morre-na-alemanha.html                               

22 de outubro de 2010

Análise



Espécie: poster de divulgação
Forma: original múltiplo
Suporte: papel ou algum outro material mais resistente
Formato: folha avulsa
Gênero: textual e imagético

O que tem?

Especificação do evento: IV Campeonato Mundial de Futebol
período em que este irá ocorrer: Junho de 1950
Imagens
simbolo de registro dos direitos autorais da FIFA
Pra que serve?
Para a organizadora do evento, a FIFA no caso, é um documento de divulgação do evento. Tem valor permanente.

Como foi a copa

Seguiremos a linha dos colegas do diplomaticacontemporanea nos seus posts sobre análise dos documentos do rei do futebol Pelé e sua aposta, mas nossa abordagem será na Copa de 1950. Seja na visão da organizadora CBD, seja dos atletas e seus fundos pessoais ou até mesmo podemos voltar na aposta se for interessante. Tudo devidamente contextualizado.

Vamos agora colocar algumas informações de contexto histórico da copa:

BRASIL 1950

Depois de um intervalo de 12 anos, devido à 2ª Guerra Mundial, a seleção brasileira, que tenta o título da quarta Copa do Mundo conheceu a derrota em casa. O Brasil perdeu a final para o Uruguai por 2 a 1, e o episódio ficou conhecido como "Maracanaço". A copa ainda marcou a primeira zebra dos mundiais. A Inglaterra perdeu dos Estados Unidos por 1 a 0, em Belo Horizonte. ( que rendeu até um filme "Duelo de campeões" (2005) com o espartano Gerard Butler) Outra curiosidade desta edição da competição foi que o presidente da Fifa, Jules Rimet, estava pronto para entregar a copa ao Brasil que precisava de um empate, mas o gol de Giga no final mudou a história. A confusão foi tanta que ele desistiu de entregar o troféu e somente mais tarde pode voltar à tribuna e fazer a premiação aos uruguaios.

1º lugar: Uruguai

2º lugar: Brasil

3º lugar: Suécia

fonte:  Times New Roman ( brincadeira, fonte é http://eptv.globo.com/copa2010/Historico.aspx)
a curiosidade do filme é nossa. 

Esperamos que todos gostem do blog, boa leitura.

19 de outubro de 2010

Futebol na Gaveta

Este Blog (Futebol Na Gaveta) foi criado por Kaian, Nicolaus e Victor Hugo estudantes do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, ele está sendo utilizado na matéria Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Professor Doutor André Porto Ancona Lopez.
A intenção do Futebol Na Gaveta é da continuidade ao blog  da copa de 1950  Diplomática Contemporanea (que tinha como objetivo mostrar dados e documentos sobre o futebol e dando ênfase a copa de 1950, realizada no Brasil) abrangendo o campo maior que é o Futebol.
Este foi somente uma explicação do que vamos discutir em breve já começaremos a postar textos relativos ao nosso tema. Uma excelente leitura e comentem as nossas postagens com dicas, elogios e criticas negativas que serão aceitas e é com elas que melhoraremos o nosso blog.