4 de novembro de 2010

Desafio (amistoso ou jogo-treino para os boleiros)


   Em 1934, Otlet fez planos para uma rede global de computadores (ou "telescópios elétricos", como ele os chamava) que possibilitaria que pessoas buscassem por milhões de documentos interligados, imagens, áudios e arquivos de vídeo. Ele descreveu como as pessoas usariam os dispositivos para mandar mensagens, compartilhar arquivos e até formar redes sociais online. Ele chamou a coisa toda de "reseau", que pode ser traduzido como rede ou web.A versão de Otlet dependia da idéia de uma máquina que juntasse os documentos usando links simbólicos. Embora essa noção pareça óbvia hoje em dia, em 1934 ela marcou um grande avanço conceitual. 
Paul Otlet
  Muitos anos antes, em 1895, Otlet conheceu um futuro ganhador do Nobel com quem tinha muito em comum: Henri La Fontaine, que se juntou a ele no plano de criar uma grande bibliografia de todo o conhecimento publicado no mundo. Para 1895, tal projeto marcou um ato de arrogância intelectual colossal. Os dois homens começaram a coletar dados de todos os livros já publicados, juntamente com uma vasta coleção de revistas e artigos de jornal, fotografias, pôsteres e todo tipo de texto perecível - como panfletos - que as bibliotecas normalmente ignoram. Usando cartões de índice de 7 por 12 centímetros (o que havia de mais avançado na tecnologia de armazenamento), eles criaram um vasto banco de dados com mais de 12 milhões de entradas individuais.
   A arquivologia, enquanto ciência, tem como objeto de estudo a informação orgânica registrada. O cuidado a ser tomado na conjunção da arquivologia e da CI é justamente identificar a organicidade dos documentos. O contexto da criação do documento é que vai levar as nossas bolas e medalhas a serem documentos arquivísticos.
   O programa de Otlet poderia resgatar as súmulas dos jogos e os ingressos dos jogos que são os documentos de papel gerados durante a copa do mundo e são informação orgânica registrada, assim como o material de divulgação do evento. Na súmula existem assinaturas assim como nos ingressos. 

links:
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,,191257,0.html

Um comentário:

  1. Saudações Caninas Futebol na gaveta

    É com grande SatisfaCÃO que estamos aqui para anunciar o nosso novo blog o : AUrquivo Bom pra Cachorro!

    http://aurquivobompracachorro.blogspot.com

    ResponderExcluir