4 de dezembro de 2010

Classificação arquivistica e digitalização de acervos fotográficos

Passadas mais de cinco décadas, o fértil território criativo, que Nelson Rodrigues plantou a partir dos anos 40 em peças icônicas do teatro brasileiro, continua a dar frutos, despertando interesse de gerações variadas dedicadas à arte da atuação em território brasileiro, e mesmo fora dele.No Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte, um passeio pela incensada obra do dramaturgo é possível graças à manutenção de fotos de peças, bem como programas das produções teatrais de Nelson Rodrigues. Disponíveis também no Cedoc estão resenhas e comentários sobre espetáculos teatrais que entraram para a história do moderno teatro brasileiro, entre eles Vestido de Noiva, encenado pela primeira vez para um Teatro Municipal do Rio de Janeiro que, ao fim da sessão, saudaria a montagem com entusiasmo absoluto.
Boa parte dos registros fotográficos de peças do dramaturgo existentes no Cedoc foram feitos pelo Estúdio Foto Carlos, que, nas décadas de 40, 50, 60, 70 e 80, capturou, através de suas lentes, imagens das principais peças em cartaz no Rio de Janeiro. Digitalizadas graças ao projeto Brasil Memória das Artes, as fotos revelam elencos de prestígio, com atrizes como Maria Della Costa e Cleyde Yáconis, e raridades, como uma participação de Nelson Rodrigues como ator. Rico em variedade, o acervo fotográfico do Estúdio Foto Carlos, mantido e cuidado pela Funarte, revela ainda imagens de bastidores e ensaios.

a) discutir como é o sistema de classificação dele de acordo com o projeto Memória das Artes

 A classificação nesse projeto trabalha com as séries por nome de pessoas ou assunto maiores que acabam numa subdivisão por nomes de artistas, sem levar em conta a função. Acaba por descontextualizar os documentos.

b) escolher um conjunto de fotografias (avulsas, coleção, série, ou parte de série, conforme o caso) e aplicar simulações dos 3 sistemas de classificação estudados (Madrid, Lopez e Conarq)

Conarq
 20 Projetos
 20.1 Projeto Memória das artes
20.11 Nelson Rodrigues


Madrid

MADRID
1. Tipo documetal: Fotografia da vida e obra do dramaturgo Nelson Rodrigues
1.1 Denominação do tipo documental: Fotografia da vida e obra do dramaturgo Nelson Rodrigues
1.2 Definição do tipo documental: Registro da imagem de vida e obra do dramaturgo Nelson Rodrigues em superfície conveniente por método de fotografia.
1.3 Código
1.4 Características externas:
Gênero:  Imagético
Suporte:
Formato: Foto
Forma: Original múltiplo.
2. Orgão produtor: Funarte
3. Destinatário: Público em geral.
4. Legislação:
5.Trâmite: Registro fotográfico da vida e obra de Nelson Rodrigues para realização do projeto Memória das Artes.
5.1 Incidências:
5.2 Duração do Trâmite:
6. Documentos básicos que compõe o trâmite: Fotografias e registros textuais qda vida e obra de Nelson Rodrigues
7. Ordenação da série: A cronológica e alfabética por peça ou o que for vida do dramaturgo
8. Conteúdo: Registros de vida e obra do dramaturgo Nelson Rodrigues
9. Vigência Administrativa:
10. Destinação: Guarda Permanente.

Partidos políticos
Nível: Nacional
Função: Divulgação Artística
Espécies: Fotografia
Formato: Foto
Ocorrência: Dramaturgo Nelson Rodrigues
Alcance: Externo

c) discutir os resultados alcançados, questionando em que medida foi possível contextualizar devidamente os documentos eleitos.

Conarq é muito limitado, desde a definição do código, Não leva em conta os documentos, sua função e trâmite. Descontextualiza o documento. O modelo dos Partidos políticos já leva em conta a função e a espécie documental enquanto o de Madrid completa com a procupação com trâmite, logo é o mais indicado por ser mais completo e abrangente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário