21 de janeiro de 2011

Arquivos pessoais e as fronteiras da arquivologia - André Porto Ancona Lopez

Resumo: o artigo discute algumas das especificidades dos arquivos pessoais, tendo em vista os princípios teóricos da arquivologia como um todo. Os arquivos pessoais, por estarem mais sujeitos a terem a custódia interrompida pelos herdeiros e pos se constituírem de materiais ligados aos interesses pessoais  do titular, portanto, não passíveis de generalizações, demandam a adequação aos princípios teóricos da arquivologia. A perda dos dados contextuais da produção arquivística pode comprometer a extração de significados.

No final do artigo temos um exemplo envolvendo o tema do blog (futebol \o/,) e achamos pertinente um post arquivístico.

No texto o prof. André apresenta esse documento, um recorte de jornal que integra o acervo pessoal do Sr. Emiliano Lopes. Um documento único, apesar da informação veiculada (a imagem) apresentar-se como uma reciclagem. A mesma imagem (primeira manifestação pró-anistia feita por uma torcida de futebol) serviu para a criação de documentos diferentes, com funções e titularidades diversas (o que é mais significativo pra contextualização documental). A informação primária permanece constante, entretanto apresenta mudanças no suporte material, na técnica de produção e na espécie documental que configura. 
  
A reciclagem da informação promovida pela utilização posterior do documento não deve ser confundida com a função para a qual ele foi produzido. os conteúdos informativos dos documentos arquivísticos (pessoais, ou não) quando deslocados do contexto de produção podem permitir múltiplas interpretações. Através da re-composiação da ordem original da produção arquivística possibilitará a redescoberta do sentido original para o titular do acervo.

E viva  a democracia corinthiana! 

Foto bônus:

Link: http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/587
Referência: LOPEZ, André Porto Ancona. Arquivos pessoais e as fronteiras da arquivologia. Gragoatá, Niterói, n. 154, p. 1-140, 2. sem. 2003.

2 comentários:

  1. Prezados,

    Achei por demais interessante a linha de produção das postagens de Futebol-na-gaveta. Coloquei recentemente um alerta no Google sobre "princípios da arquivística" e eis que me surge essa postagem. Parabéns!!! A leitura e o contexto tão presentes na Arquivística me influenciaram na criação do meu blog leituraecontexto. Desde já sou seguidora de Futebol-na-Gaveta.
    Sds.

    ResponderExcluir
  2. Para uma análise mais aprofundada do exemplo da faixa da anistia ver post do DigifotoWeb clicando aqui.

    ResponderExcluir