27 de janeiro de 2011

A velha discussão sobre tecnologia no futebol

A International Board (IFAB), órgão que determina as regras do futebol, debaterá no começo de março sobre a utilização da tecnologia na linha de gol.

A aplicação desta medida poderia evitar polêmicas como a ocorrida na partida de ida das semifinais da Copa do Rei entre Sevilla e Real Madrid. Na ocasião, a o jogo estava 1 a 0 para o time merengue e o atacante brasileiro Luis Fabiano driblou o goleiro Casillas, chutou para o gol e Albiol tirou praticamente em cima da linha. O lance realmente foi duvidoso: mesmo com vários replays na televisão não ficou claro se a bola entrou ou não. O árbitro do jogo não deu o gol.

A Junta Geral Ordinária da IFAB, único fórum que pode remodelar as regras do jogo, realizará sua próxima reunião, entre os dias 4 e 6 de março


Até quando lances desses terão quer ser alvos de nossa indignação ou, no caso desse lance específico, de dúvida ?

Partindo pra nossa área: quando esses vídeos e relatórios de máquinas serão documentos para ajudar o árbitro em suas decisões e comprovar lances em jogos ao invés de apenas mais uma reportagem ou parte de um dossiê e/ou DVD para as federações de arbitragem que não dão resultados efetivos?

Links interresantes sobre o tema:
Âmbito Jurídico
G1
Globo Esporte

2 comentários:

  1. Amigos passo aqui para parabenizá-los pelo Blog e informar que está no ar o site do CEDOC/UnB.

    http://www.cedoc.unb.br

    ResponderExcluir
  2. Está mais do que na hora de se utilizar a tecnologia no futebol. Se temos a informação autêntica, íntegra, verídica e precisa registrada em um suporte, por que não utilizá-la? Por que não acessar esse documento?
    Cabem às expertises do Futebol bolar uma maneira de esse acesso não tirar o dinamismo da partida.

    ResponderExcluir