9 de janeiro de 2011

Desafio


Levando em consideração que a figura acima, publicada na Revista Veja do mês de dezembro do ano de 2010, é o anúncio de um modelo ‘Azera’ da marca Hyundai e que um leitor, interessando na proposta, tenha recortado o anúncio, responda:
Quem é o produtor do documento? Quem é o titular do documento?
R- O leitor, em ambos os casos, pois o documento agora é um recorte de revista
Qual a forma do documento?
R- Original
Qual a função que o documento exerce (nos vários contextos)?
R- Comprovação da oferta para o cliente, antes de ser um recorte de revista era publicidade da empresa

O leitor, ao chegar à loja da Hyundai, descobre que a oferta anunciada não pode mais ser cumprida. Insatisfeito, o leitor dirige-se a um cartório para autenticar a cópia do anúncio da revista e procura o Procon para fazer uma reclamação. Ao chegar ao local, o atendente solicita o preenchimento de um documento de reclamação, a cópia do anúncio e uma cópia de seus documentos pessoais, formando assim um dossiê. De acordo com os conceitos apresentados por Luciana Duranti, responda:
A cópia autenticada é diplomaticamente e legalmente autêntica? Justifique.
R- Sim, pois tem uma série de elementos como assinaturas e carimbos que lhe dão autenticidade diplomática e a autentificação é legalmente aceita, tornando a cópia legal.
Podemos afirmar que o anúncio publicado na revista continha informações falsas, uma vez que o vendedor não pode realizar a venda do veículo alegando que o valor apresentado estava abaixo do preço tabelado? Justifique.
R- Para afirmar isso é necessário ver se não tem nenhum tipo de prazo de validade da oferta em algum lugar no anúncio. Mas se tiver dentro da validade a informação é falsa.

Alguns anos depois, um pesquisador sobre a história do marketing no Brasil se depara com o anúncio na revista Veja. Quando está quase finalizando sua tese de doutoramento baseada neste documento, um amigo seu, que é arquivista, localiza o processo de reclamação, faz algumas cópias e, tentando ajudar, as distribui para o pesquisador, para o orientador deste e para os professores que irão compor a banca avaliadora do doutoramento. Responda:
Como fica, a partir dessas cópias, a autenticidade histórica do anúncio?
R- Se o processo comprovou que a oferta estava dentro do prazo prova que o documento é inverídico, logo derruba a autenticidade histórica.
Qual seria o plano de classificação original, de onde o amigo arquivista fez as cópias?
R- Do PROCON, pois agora o documento, ou cópia dele, é parte do dossiê de reclamação na entidade.

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